quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hidroginástica


“É um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade.”
A hidroginástica surgiu na Alemanha, para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física, segura, sem causar riscos ou lesões articulares e que lhes proporcionassem bem estar físico e mental.

Benefícios da hidroginástica:
Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas ocupadas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os programas normais de exercícios.
É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
Melhora a flexibilidade das articulações.

Riscos/cuidados da hidroginástica:
Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:
Glúteos. Braços. Pernas. Abdômen. Costas.


Dicas para um melhor rendimento físico na hidroginástica:
Para trabalhar melhor a capacidade cardiovascular mantenha uma freqüência entre 70% e 85% da sua capacidadde total. Para perder peso e queimar gorduras é ideal manter a freqüência cardíaca entre 55% e 70%.
Mantenha a respiração de forma contínua, não a bloqueie.
Procure fazer pelo menos 3 aulas de 45 minutos por semana.

Materiais/vestimenta/equipamentos para a hidroginástica:
Step: parecidos com os que são utilizados fora da água, trabalha exercícios de perna.
Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercício.
Luvas: podem ser de material plástico, lycra ou neoprene. Aumentam resistência na água e dobram o esforço durante as aulas.
Tornozeleiras: são utilizadas nas pernas, mais especificamente nos tornozelos. Aumentam a resistência na água e fortalecem a musculatura dos glúteos e das pernas.
Noodles (cobrinha ou macarrão): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.
Acquajogger: colete feito de espuma flexível, ajustável à cintura.
Aquafins: deve ser utilizado nos tornozelos ou nos punhos para trabalhar resistência. A força deve ser focada na musculatura em que se quer trabalhar. Tonifica os músculos mais rapidamente.

Referências bibliográficas:
1. Acsm (2000): Acsm's Guidelines For Exercise Testing And Prescription. Sixth Edition. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
2. Baechle, T. R. (Ed.) (1994).Essentials Of Strength Training And Conditioning.Champaign: Human Kinetics Publishers
3. American Council On Exercise (1993). Fitness Instructor's Guidebook. R. Scott, In Ace.
4. Case, L. (1996)Fitness Aquatics". Human Kinetics.
5. Rink, J. E. (1985). Teaching physical education for learning. Times Mirror/Mosby College Publishing, St. Louis.
6. Sheldahl LM, Tristani FE, Clifford PS, Kalbfleisch JH, Smite G, Hughes CV. Effect of head out a water immersion on response to exercise training. J Appl Physiol 1986;60:1878-81.
7. Lowman Cl.. Hydrogymnastics...how good? Hosp Manage. 1952 Jan;73(1):138-40.