quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Kettlebell

O Kettlebell é advindo da Europa (meados dos século XVIII). Os relatos sugerem que os primeiros a insinuarem utilidades com essas peças foram os russos e os irlandeses (século XVI), mesmo sem uma especificidade de treino.

O Kettlebell é uma peça de ferro fundido com uma alça de mesmo material , hoje, utilizado especificamente como um acessório de treinamento. Com exercícios balísticos e de alta complexidade, deve ter seu uso orientado por profissional capacitado.

Suas indicações são de integração do movimento de potência muscular em determinado gesto, não de maneira isolada, mas sim, com sincronismo intra e intermuscular. Também exige excelente postura e transferência de força durante sua execução, promovendo melhor alavanca e potência para exercícios dinâmicos.

Atualmente muito disseminado nos E.U.A., tem grande visualização nas competições de “Homem mais forte do mundo “(World Strongest Man), atletas de MMA e lutas em geral, bem como todos os esportes que envolvem exercícios de potência e estabilidade dinâmica articular.

Seu treinamento progressivo possibilita gasto calórico elevado, estabilidade articular, melhora da coordenação, postura, flexibilidade, simetria e resistência a lesões, entre outros. Possui 6 movimentos básicos: Swing, Clean, Military Press, Front Squat, Snatch e o Turkish Get-Up. Partindo destes movimentos são elaborados a sequencia de exercícios e variações de treinamento, direcionados à especificidade do praticante (atleta ou não atleta).

Com essas informações tende-se a pensar que o treinamento com Kettlebell é uma inovação atrativa. Acima disso, possibilita resultados potencializados quando aplicado da maneira e no momento corretos, utilizando seus benefícios nos ciclos ideais de periodização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Obrigado pela participação e contribuição.