sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Corrida ao Ar Livre


A Corrida é uma atividade física que melhora o estilo e a qualidade de Vida de seus adeptos.
A corrida de longas distancias, faz com que a musculatura do corredor fique definida de acordo. com o tipo de treinamento efetuado. O músculo definido para o desenvolvimento da corrida faz com que o atleta fique protegido de contusões.
Perfil Biofisiológico
No treinamento para fundistas gosto muito do trabalho de musculação em academia, porém é feito treinamento mais funcional com leg press, apoio de braços , exercícios com medicine ball. A musculatura do corredor fica definida de acordo com seu biótipo e treinamento adequado. Os exercícios para a definição muscular para meus fundistas são principalmente baseados no peso do próprio corpo usando terreno montanhoso, repetições rápidas de força com cargas mínimas para obtenção de resistência e repetições em subidas com breve recuperação.
A definição dos músculos varia de acordo com biótipo do corredor. Mesmo um maratonista, um corredor de 10000 m ou 5000, não deve esquecer que sua musculatura deve sempre estar definida. Esta definição é uma proteção para o desenvolvimento da corrida longa, os exercícios são diferentes com relação a carga usada para um velocista.
O atleta que não faz exercício nenhum de musculatura por mínimo que seja, fica prejudicado na sua performance. Enfim a corrida de longa distância define um quadro muscular, necessário para o desempenho do corredor. Quando enfatizo que não sou a favor de trabalho de força, enfatizo no sentido de que o trabalho pode prejudicar o fundista caso não seja adequado e o exercício deve ser mínimo.
Fisiologia Geral da Corrida
É uma atividade física que ativa o seu organismo a funcionar mais, os rins tornam se mais eficientes e filtram mais o sangue, a taxa de glicose diminui (Importante para Diabéticos), a reposição líquida aumenta, começa a eliminar mais substâncias tóxicas do organismo através da urina e o organismo e sistema bio-fisiológico como um todo passa a funcionar melhor, absorvendo mais os nutrientes dos alimentos.
Carbohidratos e Gorduras
Na corrida, a principal fonte de energia é o carboidrato (açúcar do alimento ou glicose) e oxigênio. A reposição energética tem que ser feita de forma controlada pelo profissional da área, para suprir a necessidade energética e gastos durante todas as atividades.
Alterações no organismo, dentre elas o maior números de batidas do coração por minuto; modificações hormonais acontecem, o metabolismo fica mais acelerado e o gasto calórico (energia) é maior. Estas alterações melhora no controle do peso, atrasa o envelhecimento (após 30 anos), influênciando positivamente no psicológico e previne contra doenças Cardiovasculares, Diabetes e músculo esqueléticas.
Perda de Peso
Para quem está acima do peso, quer perder uns quilinhos, a corrida é muito eficiente, pois durante a atividade de corrida, o fígado começa quebrar as moléculas de triglicéridios depositadas no tecido adiposo, liberando-as na corrente sanguínea para serem quebradas e transformadas em energia, suprindo a demanda solicitada pelo corpo. Esse processo faz com que diminua o volume do tecido adiposo, tecido com concentração de gordura!
Abordagem Simplista
Em contrapartida, se tratando de sedentários ou de ativos que fazem uma ingésta calórica acima do seu gasto energético, a glicose que sobra na corrente sanguínea é transformada em triglicerídios pela enzima LPL (lipoproteínalipase) e será depositado no tecido adiposo, como consequência, o aumento do seu volume.
Obs: Pode ocorrer aumento da massa corporal mesmo com diminuição do volume do tecido adiposo. Isso ocorre em função do aumento de massa muscular e massa óssea acima da perda da massa de gordura.
A longo prazo, o volume pulmonar aumenta tornando os pulmões capaz de inflar e expelir mais ar para que seja feita a troca gasosa 02-C02; o transporte de oxigênio passa a ser mais eficiênte em função do aumento do número de Hemoglobina (Proteína responsável pelo transporte de O2 no sangue). Essas adaptações físiológicas junto com as adaptações da fibra muscular proporciona melhoras no condicionamento físico e permitem novos extímulos de treinamento. As dores na região do diafragma (Flato) diminuem com a melhora do sitema cardio-respiratório e fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração, tornando assim a corrida mais agradável e eficiente.
O Coração
O coração fica mais forte! Com o tempo de treinamento de corrida, o coração melhora sua contratibilidade e distensibilidade, principalmente o ventrículo esquerdo. O coração passa a enviar mais sangue para o corpo todo em cada batimento, melhorando o débito cardíaco (frequência cardíaca x volume de sistólico durante um minuto). A frequência cardíaca vai diminuindo e isso faz com que diminua os riscos de doenças Cardíacas. Atletas de Fundo têm uma frequência de repouso muito baixo, entre 40 a 50 batimentos por minutos mostrando ser também um indicador de bom condicionamento físico.
A eficiência do coração está diretamente ligada a elasticidade dos vasos, capilarização do próprio coração e musculatura periférica (principalmente membros inferiores). A corrida faz com que a pressão arterial diminua com o ganho de condicionamento, de forma simples e natural, evitando o AVC (Acidente Vascular Celebral). A quantidade de HDL (colesterol bom) aumenta e o LDL (colesterol ruim) baixam, diminuindo os riscos de entupimentos de artérias e veias que irrigam o coração, prevenindo contra isquemia cardíacas.
Musculatura
Na estrutura músculo-esquelética ocorre microlesões que se regeneram após cada sessão de treinamento, fica com mais força e tônus, principalmente nas pernas. A propriedade da fibra muscular começa a se adaptar tornando-as com característica de resistência; aumenta o número e volume das mitocondrias musculares (organela da célula responsável pela respiração celular) melhorando a eficiência da respiração celular para suprir as demandas de O2 nos próximos estímulos musculares. No osso ocorre uma mineralização, estimulada pelo exercício físico e o impacto natural da atividade, tornando a corrida ser uma atividade física muito indicada para idosos, ajudando na prevenção do desenvolvimento da Osteoporose.
Psicológico e Hormonal
Com relação ao Psicológico, melhora e muito. Há liberação de substâncias como Endorfina que provoca uma sensação de prazer e bem estar; e diminuição do hormônio Cortizol diretamente ligado ao nível de estresse. Alguns praticantes utilizam a corrida para complementar terapia, pois há melhoras significativas no controle da ansiedade, o humor, autoconfiança e bem estar.
A Corrida ao ar livre é um estilo de vida natural de cuidar do seu corpo sem a necessidade de, cirurgias desnecessárias que coloque a vida em risco, manipulação sem orientação médica de substâncias que induz o corpo a um emagrecimento muito rápido e ajuda no tratamento ou evita doenças psicossomáticas como Bulimia. A melhora da estética com a Corrida ao ar livre influência e muito no bem estar psicológico e o mais importante, de forma saudável.
Alimentação
Os hábitos alimentares também mudam de forma significativa com a corrida. Aumenta o interesse em consumir alimentos saudáveis e dependentes passam a diminuir gradualmente ou total o consumo do alcool e tabaco (nicotína), ajudando no ganho de Saúde. Esses fatores externos antecedem os bons resultados desejáveis, desde que seja realizado sem pular etapas importantes e supervisionados por Profissionais da Saúde.
Evitando riscos de lesões
"Saiba como escapar de possíveis lesões...”
1. Escolha um tênis com solado próprio para absorver impactos.
2. Realize alongamento antes e depois da ginástica. Isso deixará a articulação mais flexível e menos propensa a sofrer uma contusão.
3. Não tente ir além do seu limite. Músculos cansados aumentam o risco de machucar os joelhos.
4. Antes de começar a correr por conta própria, procure um especialista.
5. Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício.
6. Pratique atividade física regularmente para manter os músculos fortes.
7. Se suas pernas forem tortas ou arqueadas, consulte um ortopedista. Ao malhar, as chances de você vir a ter problemas são maiores.
8. Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor. Muito peso sobrecarrega as articulações". (Revista Corpo a Corpo Especial de agosto/2005).
Novas Amizades
Tem gente que adora a corrida porque não precisa de time e nem de ninguém por perto. Mas há corredores que abominam o exercício solitário e tendem a formar grupos em que um incentiva o outro a acordar cedo, a enfrentar um terreno desafiador, a percorrer mais um quilômetro... Basta dar um pulo em um parque da cidade logo cedo e checar a galera reunida. Esses encontros, aliás, são perfeitos para achar a cara-metade. Sabe como é: o mesmo estilo de vida, os mesmos hábitos saudáveis...

Sucesso!!!
Fabio Barros Personal Trainer

3 comentários:

  1. Oi bom dia!
    Meu nome é kelen sou de Uberaba mg,pratico corrida de rua,gostei das dicas de alimentacao,as vezes fico cansada pois treino muito cedo,depois saio para o trabalho onde ando o dia o dia todo.Valeu abracos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelen!!!
    Obrigado pelo ótimo comentário acima, mas preciso te orientar, como profissional, numa coisa. O Cansaço e objetivo de qualquer atividade, ou seja, gerar fadiga muscular é necessário para obter ganhos no condicionamento.No entanto você precisa organizar melhor sua semana de treino para não se sentir cansada demais. 1º- Descanse um dia da "Semana" não faça nada numa manhã bem cêdo; 2º - Faça um dia da semana bem cêdo, alongamento e Relaxamento; 3º - Nos outros 5 dias da faça sua corrida normalmente. Isso é "Periodização Simples" de Treinamento . Um Abraço forte.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Irei comecar sim esta orientacao,já comecei um cronograma destes dias,esta certo!
    Faço em casa mesmo series de alongamento,exercicios com bola suíça etc...
    Participo de competicoes tanto aqui em minha cidade como fora.E vou seguir sim este descanso necessario,obrigada e boa semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigado pela participação e contribuição.